|
ENSINO FUNDAMENTAL
Nessa fase, a criança vivencia uma nova função
social da escola tanto no ambiente familiar quanto institucional. Necessitando
e preparando-se para encarar esses novos desafios, há uma mistura de emoções e
sentimentos. A chegada ao Ensino Fundamental representa a conquista de outros
espaços, novas responsabilidades e conhecimentos socialmente reconhecidos.
Esse momento inicial do percurso escolar parece
reunir condições especialmente favoráveis para a criança desenvolver vínculos
positivos com a escola, mas para isso a escola deve compreender que este é um
período de transição e que respeitar e entender o desenvolvimento dessa criança
é valorizar ainda a sua infância. A medida que desenvolve sua autonomia
intelectual e moral será mais fácil compreender e se adaptar ao funcionamento
escolar deste segmento.
Entendendo
que a criança é curiosa, que necessita de meios a disposição para pesquisar e
investigar e estímulos para a competência de resolver problemas de diferentes
naturezas ? aprender, conviver, ser, fazer; dando-lhes a oportunidade de se
integrarem melhor no convívio social. Incentivamos e despertamos no aluno a sua
consciência, mostrando seus direitos e deveres, preparando-o assim para a
construção da cidadania.
Pelo prazer
de aprender, preparamos o aluno para interagir com o mundo que o rodeia e para
vencer seus desafios.
Currículo
A estrutura do currículo do Ensino Fundamental da
EIREVE norteia as disciplinas: Português; Matemática, Ciências, História,
Geografia, Educação Física, Artes e Inglês. Essa forma de estruturação dos
conteúdos respeita a tradicional divisão das disciplinas, porém com o objetivo
de promover a interdisciplinaridade e a contextualização.
Organizamos o currículo, para todas as turmas do
segmento, da seguinte forma:
- Língua Portuguesa - com base nos gêneros do
discurso, ou seja, na reflexão, produção e uso de textos orais e escritos que
fazem parte da sociedade. Também são enfocados aspectos gramaticais e a
ortografia. As atividades são baseadas nas leituras em casa e em classe, pelos
alunos e pelos professores, e de interpretação pessoal. Em relação à gramática
e à ortografia, o trabalho é feito com base nos textos trabalhados e na
construção de regras pelos alunos.
- Matemática - desenvolvemos o trabalho dentro dos
quatro eixos previstos pelos documentos curriculares: Números e Operações,
Medidas e Grandezas, Espaço e Forma, Tratamento da Informação. As atividades
baseiam-se em desafios, resolução de problemas e trabalho sistemático com diferentes
estratégias de resolução.
- História e Geografia - os assuntos tratados são
desenvolvidos com base no eixo Permanências e Mudanças (hoje e ontem) e na
discussão acerca de fatos históricos e seu contexto, notícias e debates atuais,
o paralelo entre o que se estuda e o que podemos ver hoje.
- Ciências - os assuntos são divididos entre estudos dos Seres Vivos e Saúde, e estudos
sobre o Ambiente. As atividades também visam estabelecer novas construções
acerca de descobertas, enfatizando assuntos da atualidade. Os alunos contam com
momentos de discussão sobre curiosidades e experiências.
- Artes - busca aprimorar o conhecimento e a apreciação estética que os alunos já trazem consigo. Acreditamos que o aluno desenvolve sua cultura de arte fazendo, conhecendo e apreciando produções artísticas, que são ações educativas que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar, o comunicar. - Educação Física - o esporte passa ser um conteúdo que poderá auxiliar na formação integral do discente, desenvolvendo noções de companheirismo e solidariedade, promovendo a interação social e a inclusão. - Inglês
- aproxima os alunos de outras culturas, utilizando a oralidade e a produção
como estratégias.
Cada área tem seus temas trabalhados buscando
garantir o aprendizado de forma significativa, não havendo a necessidade de
memorizações sem entendimento, nem mesmo em trabalhos com assuntos
descontextualizados da atualidade. Valorizamos a leitura crítica dos fatos e a
interpretação das "entrelinhas", com argumentos pertinentes.
Metodologia
O Ensino Fundamental possui características
próprias do segmento, mas ainda peculiares a cada turma. Os alunos, do 1º ao 4º
ano, têm aulas diárias com o professor da classe enfocando as diversas
disciplinas. Os alunos do 5º ano geralmente têm dois professores para os
diferentes componentes curriculares, exigindo-se deles maior responsabilidade e
autonomia.
Os alunos têm, em seu horário semanal, aulas de
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Além disso, há
aulas de Educação Física (1º ao 5º), Inglês (2º ao 5º ano) e Artes (1º ao 5º
ano), com professores especialistas.
O curso funciona das 07:30 horas às 11:30 horas
pelo turno da manhã e 13:00 horas às 17 horas pelo turno da tarde, em cinco
aulas diárias, de 2ª a 6ª feira, para os 1ºs e 5ºs ano. Adotamos livros
didáticos de qualidade e em consonância com os nossos objetivos educacionais.
O tempo curricular se organiza em trimestres (1º,
2º e 3º) e as aulas a partir do 3º ano são organizadas em tempos de 45 minutos.
Em todos os segmentos de nossa instituição,
privilegia-se a leitura como fonte primordial do conhecimento. Assim,
estimula-se a leitura de livros diversos, jornais e revistas, sem falar da
biblioteca escolar, que oferece ampla gama de títulos para aprender e
divertir-se.
A aproximação das crianças às mudanças desse
segmento ocorre de forma gradual, visando um melhor rendimento e sucesso nessa
etapa. No 1º e 2º ano, as crianças passam a se aproximar do Ensino Fundamental
tendo o horário estendido em relação à Educação Infantil, recreio junto com as
demais turmas, material pessoal individual, tarefa de casa diária, mas ainda sem
a preocupação em dividir as aulas a cada 45 minutos. Há o Dia do Brinquedo,
idas ao parque, maior tempo de recreio e lanche com a professora. A partir do
3º ano, passam a ter horários mais divididos, reduz-se o tempo de recreio,
contam com avaliações mais sistemáticas. O trabalho com a autonomia ganha novos
ares e passam a lidar com questões diferentes, onde se veem mais autores de
suas ações. O 5º ano já tem momentos mais pontuais, horários mais definidos e
uma preocupação com a passagem para um novo segmento, onde mudarão sua rotina
de trabalho e os horários.
|
||
|