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EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é, talvez, uma das etapas escolares mais importantes para o processo de ensino aprendizagem da criança. A cada ano a EIREVE vem incorporando novos instrumentos pedagógicos para garantir uma aprendizagem satisfatória e significativa das crianças.

De forma geral, pode-se dizer que a EIREVE se caracteriza, por um lado, como uma escola afetiva, que compreende as diferenças e as necessidades individuais de cada criança. Por outro, oferece também todas as condições e os estímulos necessários ao desenvolvimento cognitivo e motor. 

O trabalho desenvolvido envolve todas as áreas do conhecimento de forma integrada, procurando ampliar a visão do mundo através de atividades diversificadas que favoreçam a criança a perceber-se parte de um grupo e nele interagir respeitando regras de convívio social, apropriando e reconstruindo saberes, vivenciando experiências que contribuam com o crescimento cognitivo, afetivo e social.

Conheça alguns dos pontos do projeto pedagógico da Educação Infantil da EIREVE. 

Letramento 



Na Escola, o processo de letramento (termo mais abrangente que alfabetização) começa ainda no Maternal, quando as crianças têm os primeiros contatos sistematizados com o universo da escrita. 

A linguagem escrita deve ser uma prática pedagógica da educação na primeira infância, mas não de forma mecânica, somente por cópia. As crianças necessitam construir o conceito de língua escrita, das funções do ler e do escrever; seu conhecimento de letras e números; sua diferenciação entre gêneros e portadores de textos, as diferenças entre informações que veem os adultos buscarem em rótulos, as histórias que lhes são lidas em um livro, em uma revista, os bilhetes que as pessoas escrevem ou leem, etc. Além de conceitos e conhecimentos, as crianças também vão construindo, em seu contexto social e familiar, o interesse pela leitura e pela escrita, bem como o desejo de acesso ao mundo da escrita.  

Múltiplas Linguagens


 
Enfatizamos as hipóteses da Educação Infantil de que é brincando que se aprende e que ela deve favorecer as várias linguagens possíveis, contra a ideia do ensino de linguagens básicas em que se restringi somente à escrita e a numérica nesta modalidade escolar. A perspectiva desta proposta é oportunizar as múltiplas linguagens, considerando que tais meios são indicados por diferentes vertentes teóricas como fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Nesse sentido, as brincadeiras espontâneas, o uso de diversos materiais, os jogos, as danças e músicas, as manifestações artísticas, as múltiplas formas de comunicação, expressão, criação e movimento ampliam sua percepção do mundo, desenvolvem os sentidos, emoções  e as relações que mantêm entre si mesma.

Socialização  


Uma das funções básicas da Escola é permitir que a criança reconheça a existência de um outro com quem trocará brinquedos, carinho, arranhões, experiências. É um trabalho delicado que depende da sensibilidade dos educadores. Nesse processo, a criança amadurece, e quanto mais amparada e preparada para esse crescimento, mais harmônica e tranquila será. 

  É preciso lembrar que as trocas sociais entre adultos e crianças são responsáveis pela formação do indivíduo. Criar condições para que esse processo de envolvimento social aconteça de maneira saudável propicia ao aluno maior segurança, inclusive em relação à sua própria imagem. 

Os trabalhos em grupo, como as rodas de conversa, estimularão a socialização e construção de conhecimento.

Natureza e Sociedade


 
O conhecimento sobre a natureza e sociedade tem relevância nesse processo e serão trabalhados de forma interdisciplinar, contribuindo para a formação integral do aluno, sua compreensão do mundo e das coisas que o cercam, principalmente nos projetos pedagógicos.

Priorizamos a valorização dos saberes científicos e suas relações com os outros saberes; e a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável.

Brincar



   
As brincadeiras de faz-de-conta e as dramatizações revelarão o pensamento, as emoções e a afetividade da criança como também situações difíceis e não resolvidas psicologicamente por elas que podem estar interferindo na aprendizagem.

Os jogos dramáticos dão às crianças uma chance real de brincar com outras possibilidades de ser e de agir, favorecem a formação da identidade e mostram, na prática, a importância dos valores, as consequências das atitudes e, acima de tudo, desenvolvem a cooperação e a habilidade no trabalhar em grupo.


Atividades Motoras

 
 
O sentido da atividade física, na Educação Infantil, é a exploração das habilidades ligadas ao movimento. Com o seu desenvolvimento motor a criança é capaz de controlar seu próprio corpo. Disso também depende sua saúde física e mental, afinal é através do corpo que a criança brinca e ganha recursos adequados para sua sociabilidade, garantindo sua independência e ainda contribuindo para que tenha um bom conceito de si mesma.

Ciências exatas 



A matemática é trabalhada concomitantemente, visando a construção do raciocínio lógico-matemático. Os jogos de bingo, memória, quebra-cabeça e outros auxiliarão na discriminação visual, no desenvolvimento do vocabulário e na organização espacial. A coleção da turma e o uso do calendário estimularão a contagem numérica, que pode ir além do numeral 10. A atividade com blocos lógicos favorecerá a classificação e comparação de formas, espessuras e cores. As situações de vida diária como brincar de mercado, usar telefone, o contato com gêneros textuais como receita, ingressos, encartes, placas etc., facilitará a percepção do uso social dos números.

 
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